Em 2020, foi realizado o primeiro Processing Community Day (PCD) na cidade de Coimbra (PCD@Coimbra 2020). O evento apresentou-se como um catalisador para a criação de uma comunidade de artistas, designers e arquitetos que utilizam código nos seus projetos e, simultaneamente, estimular a discussão sobre o futuro destas tecnologias e promover futuras colaborações.

O evento PCD @Coimbra 2020 teve como base a contribuição e interação dos membros da comunidade, tendo servido como mostra de trabalhos nacionais e internacionais. Com base neste caráter de partilha e participação, para desenvolver a identidade visual decidimos explorar um conceito relacionado com o potencial participativo e dinâmico destas tecnologias. Deste modo, a identidade visual foi criada conceptualmente explorando duas funções básicas intrínsecas à própria linguagem de programação Processing: (I) a função para o desenho da forma primitiva rect(); e (II) o conceito da função de loop() (ou draw()) que permite criar iterativamente executar comandos de código até um critério de paragem ser definido. Com isto em mente, desenvolvemos uma identidade dinâmica que explora a repetição de retângulos, em várias cores, em diferentes formatos. A paleta de cores foi definida por nós e é composta por cinco cores: amarelo, ciano, verde, magenta e laranja. A comunicação do evento realizou-se maioritariamente através meios digitais. Existiram duas fases distintas de promoção do evento e ativação de marca

Na primeira fase decidimos explorar o carácter participativo da identidade: o website funcionava como uma tela em branco e qualquer pessoa podia criar a sua forma personalizada.

Demostração da interação com o website durante a primeira fase.
Exemplos de "desenhos" criados por diferentes utilizadores no website.

Na segunda fase foi apresentada a identidade final e explorada a aplicação de promoção nos meios digitais e impressos.

Serie de cartazes utilizada para divulgação do evento.
Banners desenhados para a divulgação do evento nas plataformas digitais.
Website do evento durante a segunda fase de comunicação.