Em 2020, foi realizado o primeiro Processing Community Day (PCD) na cidade de Coimbra (PCD@Coimbra 2020). O evento apresentou-se como um catalisador para a cria√ß√£o de uma comunidade de artistas, designers e arquitetos que utilizam c√≥digo nos seus projetos e, simultaneamente, estimular a discuss√£o sobre o futuro destas tecnologias e promover futuras colabora√ß√Ķes.

O evento PCD @Coimbra 2020 teve como base a contribui√ß√£o e intera√ß√£o dos membros da comunidade, tendo servido como mostra de trabalhos nacionais e internacionais. Com base neste car√°ter de partilha e participa√ß√£o, para desenvolver a identidade visual decidimos explorar um conceito relacionado com o potencial participativo e din√Ęmico destas tecnologias. Deste modo, a identidade visual foi criada conceptualmente explorando duas fun√ß√Ķes b√°sicas intr√≠nsecas √† pr√≥pria linguagem de programa√ß√£o Processing: (I) a fun√ß√£o para o desenho da forma primitiva rect(); e (II) o conceito da fun√ß√£o de loop() (ou draw()) que permite criar iterativamente executar comandos de c√≥digo at√© um crit√©rio de paragem ser definido. Com isto em mente, desenvolvemos uma identidade din√Ęmica que explora a repeti√ß√£o de ret√Ęngulos, em v√°rias cores, em diferentes formatos. A paleta de cores foi definida por n√≥s e √© composta por cinco cores: amarelo, ciano, verde, magenta e laranja. A comunica√ß√£o do evento realizou-se maioritariamente atrav√©s meios digitais. Existiram duas fases distintas de promo√ß√£o do evento e ativa√ß√£o de marca

Na primeira fase decidimos explorar o car√°cter participativo da identidade: o website funcionava como uma tela em branco e qualquer pessoa podia criar a sua forma personalizada.

Demostração da interação com o website durante a primeira fase.
Exemplos de "desenhos" criados por diferentes utilizadores no website.

Na segunda fase foi apresentada a identidade final e explorada a aplicação de promoção nos meios digitais e impressos.

Serie de cartazes utilizada para divulgação do evento.
Banners desenhados para a divulgação do evento nas plataformas digitais.
Website do evento durante a segunda fase de comunicação.